Conheça a Proposta Pedagógica da E E. Mário Alexandre Faro Nieri por meio da síntese abaixo:
O maior compromisso educacional é garantir a todos os alunos o direito à educação básica de qualidade. Assegurar a uma escola pública a possibilidade de que as crianças e jovens, provenientes de situações desiguais tenham acesso à igualdade de oportunidades e ao saber, é uma motivação para vencer desafios e alcançar muitas conquistas.
A E E Mário Alexandre Faro Nieri, tendo abraçado o Projeto Escola de Tempo Integral, em 2006, assumiu novas características que representam avanços em direção à concretização de uma escola inclusiva que mantém a qualidade e amplia as oportunidades.
Tendo em vista que este tipo de escola conjuga a ampliação do tempo com a intensidade das ações educacionais, entende-se que ela deve proporcionar ao aluno possibilidades de enriquecimento de seu universo de referências, ao aprofundar conhecimentos, vivenciar novas experiências, esclarecer dúvidas, desenvolver atividades artísticas e esportivas, conscientização sobre o meio ambiente. Todos esses momentos de aprendizagem são decorrentes de uma proposta pedagógica construída pelo coletivo escolar, a partir de um contexto curricular único. Uma escola, portanto, cuja concepção caracteriza-se pela otimização das dimensões espaço, tempo e dinâmica das atividades.
Esta escola está inserida em um bairro de periferia, com nível sócio-econômico médio / baixo. A maioria dos pais e / ou responsáveis trabalham durante todo o dia. Desta forma, a Escola de Tempo Integral cumpre ainda mais uma função social, ao visar à educação global de crianças que se não tivessem na escola determinadas orientações, poderiam não tê-las em nenhum lugar. O grande desafio de nossa proposta é conseguir a participação efetiva das famílias da comunidade, apesar desta característica de entregar a criação dos seus filhos em confiança à equipe escolar.
O grupo de profissionais da escola, comprometido com o processo ensino-aprendizagem, volta-se para a busca dessa integração, pois acredita que conscientizando os pais e a comunidade sobre a importância da educação na vida das pessoas encontrará fortes aliados na luta por uma escola de qualidade e, conseqüentemente, por uma sociedade mais digna.
As Oficinas Curriculares que compõem a matriz curricular, juntamente com as disciplinas da grade comum e as atividades complementares, promovem aprendizagem significativa e ampliação do repertório cultural. Priorizando o fazer, elas encerram o espírito da escola integral, na qual os alunos além de se instruírem, pesquisarem, refletirem, também constroem conhecimento.
Em conformidade com os objetivos da escola de tempo integral, procura-se assegurar a formação geral do educando e sua preparação para o trabalho, defendendo o saber e a cultura para desenvolvimento da sabedoria plena. Intenta-se dar condições ao aluno para que consiga suprir suas necessidades físicas e psicológicas, com dignidade e criatividade suficiente para resolver situações problema, através de análise crítica, adequação ao contexto e responsabilidade.
Entende-se que seja fundamental que o educando perceba-se como integrante e agente transformador social. Dar ferramentas para que seja possível a ele desempenhar seu papel de cidadão é uma obrigação da Escola de Tempo Integral, vista a ampliação na jornada, a quebra de paradigmas espaciais e a revitalização do processo de ensino, saindo da atitude passiva para a dialógica, na qual professor e aluno crescem e constroem juntos, em uma relação de alteridade.
Para expansão plena da cidadania propõe-se o ensino através do desenvolvimento de competências e habilidades e a formação proposta pelas Oficinas Curriculares incrementa, como já foi citado, um dos quatro pilares da educação, não priorizado em outras práticas escolares: o fazer.
Jacques Delors (1998) In: Educação: um tesouro a descobrir, aponta como principal conseqüência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada nos mencionados quatro pilares, que são, concomitantemente, do conhecimento e da formação continuada, conforme nosso sistema educacional vigente:
• Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
• Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.
• Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.
• Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
Com base nessa visão dos quatro pilares do conhecimento, o ensino-aprendizagem deixa de voltar-se apenas para a absorção de conhecimento, dá lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo; enfim, ser socialmente competente.
Oferecendo Oficinas de Saúde, Qualidade de Vida e Meio Ambiente, Orientação para Estudo e Pesquisa, Atividades de Linguagem e de Matemática, Atividades Artísticas e Esportivas / Motoras, a Escola Integral cria condições para que os alunos utilizem diferentes fontes de informação, variados recursos tecnológicos e materiais, exercitando, além da leitura e escrita convencionais, as muitas linguagens circulantes na sociedade.
Inserida neste projeto ousado de formar cidadãos plenos, a equipe escolar da E E Mário Alexandre Faro Nieri luta para cortar as cordas que impedem o próprio crescimento, assumindo a pedagogia do exemplo ao aprender a usar o poder da visão crítica, entender o contexto desse mundo, ser o ator da própria história, cultivar o sentimento de solidariedade, lutar por uma sociedade mais justa e solidária e, acima de tudo, acreditar sempre no poder transformador da educação.